4/02/2016

COMO É LER COM DISLEXIA?
Samuel O. F08:07:00 0 comentários


Dislexia (do grego Δυσλεξία, dis- distúrbio, lexis palavra) é um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhado de outras dificuldades, como por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos e valores), na realização de operações aritméticas (discalculia) e no funcionamento da memória de curta duração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Não é uma doença, mas sim uma formação diferenciada do encéfalo que acarreta problemas na aprendizagem escolar, pela dificuldade em decodificar os códigos que lhe são enviados durante os estudos.
Um novo site simula a frustração de ler uma página de texto quando se sofre de dislexia.
Victor Widell queria perceber o nível de concentração necessário para ler quando se sofre de dislexia. “Uma amiga que tem dislexia descreveu-me o que sente quando está a ler”, escreveu Widell. “Ela consegue ler, mas é preciso muita concentração e parece que as letras saltam de um lado para o outro”. Estas são as frases com que Widell inicia o texto de uma demonstração de como é ler com dislexia.

A demonstração, que pode ser consultada aqui, foi criada pelo programador Victor Widell, que se apercebeu de que não seria muito difícil criar algumas linhas de código em JavaScript que baralhassem e voltassem a baralhar as letras das palavras numa página da Internet.
Widell optou por manter a primeira e última letra de cada palavra no seu lugar para não tornar a leitura totalmente impossível, tornando apenas necessário que se use muita concentração.
Categoria:
Sobre o autor Samuel Oliveira, Físico Teórico Humanizado, Músico Porco, Humorista barato,mas no fim das contas, produtor de conteúdo. Esse sou sou, vivo pra viver... Frase de Efeito: Me pergunte algo que eu irei atrás da Resposta. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário